Por Minha Receita
O carré de cordeiro é um corte ovino nobre e muito conhecido por ser servido em ocasiões especiais. Ele conta com um sabor acentuado que surpreende os paladares. Uma opção perfeita para você servir em um momento que quer apresentar um prato elegante e saboroso para seus convidados.
O corte do carré é retirado da vértebra do cordeiro, ele permite diversas formas de preparo, desde a forma de cozimento e até diferentes temperos para serem usados. Quer saber como fazer o melhor carré de cordeiro? Continue a leitura e saiba mais!
1. Comece temperando sua peça
Você pode optar pelo tempero tradicional ou pela marinada, ambas são maneiras de acrescentar mais sabor à carne de diferentes formas, tornando-a deliciosa e com um aroma atrativo.
Marinado
Se você tem maior tempo para preparar sua refeição, o marinado é uma excelente opção para deixar seu carré de cordeiro suculento e irresistível. Para que a carne absorva todos os sabores, é recomendado que ela fique marinando por, pelo menos, 1 hora.
Na preparação da marinada, você pode utilizar ingredientes como vinagre, vinho ou suco de limão, adicionados de aromatizantes naturais como alho, cebola e ervas. Além de intensificar o sabor, ela também contribui para amaciar as fibras da carne.
Temperado
Se você deseja um preparo mais rápido e, ainda assim, muito saboroso, esta dica vai deixar seu carré perfeito. Como a carne de cordeiro possui um sabor levemente adocicado, ela combina perfeitamente com ervas, especialmente as refrescantes, como a hortelã, que está presente em quase todas as receitas de cordeiro.
Para realçar o sabor natural não é necessário exagerar nos temperos. Use o básico, como sal, pimenta-do-reino, alho e hortelã. Se desejar um toque especial, o vinho branco ou tinto combina perfeitamente. Se optar por grelhar, aposte na manteiga ou azeite para obter o tempero no ponto certo.
2. Defina qual será o tipo de preparação
Desde churrasco até cozimento na panela de pressão, vamos explorar diferentes jeitos de fazer essa carne suculenta e saborosa. Essa carne permite diversas preparações. Confira as formas de cozinhar o carré de cordeiro e transformar suas refeições em momentos especiais!
Na churrasqueira
Essa é a opção perfeita para um almoço de domingo, além de ser delicioso, é de tirar água da boca. Para a preparação, faça um marinado para que essa carne fique bem suculenta e saborosa na churrasqueira. Depois, é só colocar na churrasqueira e selar os dois lados por volta de 5 minutos. Em seguida, com a carne posicionada “de pé”, sele essa parte também.
Assim, deixe-o dourar todos os lados, sem passar do ponto para a carne não ficar dura e sem suculência. Para acompanhar esse churrasco, nada melhor que aquele arroz branco soltinho e uma farofinha de alho bem caprichada. Um almoço “simples” que todo mundo vai amar.
No forno
Após temperar o seu carré de cordeiro, unte a forma com azeite. Você pode fazer uma cama com ervas que adicionará ainda mais sabor à carne, como o alecrim. Logo, é só levar ao forno a 220 °C por 15–20 minutos. Quando estiver dourado por fora e ainda macio por dentro, sem “sangue” escorrendo, está pronto.
Antes de cortar essa carne, deixe descansar por alguns minutos, auxiliando a peça a não perder o suco que mantém a suculência do prato. Você pode completar esse carré assado com purê de batata-doce ou purê de cenoura, deixando uma combinação impecável.
Grelhado
Preparar a carne de cordeiro grelhada também é super simples. Para isso, deixe a carne marinar por, no mínimo, 1 hora para absorver os sabores do tempero. Em seguida, em uma frigideira ou panela de bordas baixas, aqueça manteiga ou azeite, conforme sua preferência, e coloque a peça de carne para grelhar.
Para atingir o ponto desejado, deixe grelhando por 3 minutos de cada lado para uma carne mal-passada, cerca de 5 minutos de cada lado para ao ponto e 7 minutos de cada lado para uma carne bem passada.
Agora é só completar os sabores, para isso, aposte em uma batata na chapa e uma salada bem refrescante. Uma perfeita opção para um jantar saboroso e cheio de texturas.
Surpreenda no empratamento com a coroa de carré
O nome dessa preparação se deve ao seu formato em coroa, com os ossos para cima, chamando muito a atenção. É uma receita bastante comum em restaurantes de alto padrão.
Para realizar essa técnica, é necessário agir com delicadeza. Não se deve cortar as costeletas, dividindo-as, mas sim fazer um corte superficial entre os ossos para ajudar a curvar a peça. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e os temperos de sua preferência.
Para criar o formato e unir as peças, coloque um palito de dente de ambos os lados e faça um furo no lado oposto. Com um barbante, auxilie na formação da coroa, prendendo os ossos que se ligam a cada pedaço. Em seguida coloque em uma assadeira e leve ao forno, já pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.
Chegando no tempo, faça pequenos furos na parte interna da coroa com uma faca e confira se a carne ainda está úmida e com um líquido rosado. Logo, aumente o fogo para a temperatura máxima e deixe a coroa dourar por alguns minutos. Essa etapa serve apenas para dourar, por isso, cuidado para não ressecar a carne.
Ao tirar do forno, deixe a carne descansar para manter o suco e a maciez. Complete a refeição servindo um acompanhamento de aspargos e bacon. Um prato elegante e sofisticado para fazer aquele jantar especial.
Qual é o ponto certo do carré de cordeiro?
O ponto certo do carré de cordeiro depende da sua preferência, mas, para aproveitar a suculência, prefira a carne ao ponto, pois a peça bem passada atribui uma textura borrachuda e dura.
Para identificar se a carne está ao ponto, o externo deve estar selado e dourado e seu interior rosada. Verifique fazendo um furo na carne com o auxílio de uma faca e verificar se a cor está no ponto desejado.
Quais os tipos de carré?
Existem dois tipos de carré, o carré curto e o carré francês. O carré curto corresponde às 5 primeiras costelas do cordeiro, mais próximo ao pescoço. Esse é um corte que conta com ossos menores em relação ao francês. Também é muito suculento, possuindo um bom marmoreio.
O carré francês são as 8 últimas costelas do animal, contando com uma leve capa de gordura que atribui ainda mais sabor a essa parte. Esse é um corte nobre e famoso nas cozinhas de restaurantes chiques de alta gastronomia. Possui um sabor único e uma textura macia.
Achou interessante esse corte de cordeiro? Tenho certeza que vai se surpreender com o sabor dessa carne após ter seguido nossas dicas de preparo.
Se quiser mais dicas para preparar uma refeição saborosa e encantadora, navegue pelo nosso site e confira! Aqui você encontra desde receitas simples até as mais elaboradas. Fique por dentro e não perca as novidades. Até mais!